top of page
Search
  • Writer's pictureKarinna Bevilaqua

Haroldo Cathedral defende prorrogação das forças de segurança em Roraima

“Esperamos que o poder público Federal assuma de fato o protagonismo no enfrentamento deste intenso fluxo migratório.” Haroldo Cathedral (Foto:Ascom)

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) utilizou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (25), na Câmara Federal para defender a prorrogação das forças de segurança no Estado de Roraima.


O deputado falou sobre os efeitos da crise migratória de venezuelanos em Roraima e a sobrecarga nas áreas da segurança, saúde e educação. “Estamos sofrendo impactos sociais profundos com o aumento da criminalidade, da comercialização de entorpecentes, superlotação de hospitais e da rede pública de educação. Com a situação descontrolada, há crescente insatisfação da população com a incapacidade do poder público em administrar este triste cenário.”


Haroldo Cathedral destacou sua preocupação com crescimento dos índices de violência. O parlamentar mencionou dados divulgados pelo relatório estatístico do Centro Integrado e Operações Policiais da Secretaria Estadual da Segurança Pública entre os anos de 2017 e 2018, em que foram registradas 5.939 ocorrências envolvendo estrangeiros, sendo que 95% desses casos foram praticados por venezuelanos. O relatório também revelou que dos 2,7 mil detentos em Roraima, 300 são venezuelanos.


Ao finalizar, o deputado fez um apelo ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, para que a Força Nacional e Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária permaneçam em Roraima. “A migração venezuelana tem obviamente potencializado em muito a violência em nosso estado. Não temos estrutura para abarcar toda essa demanda que chega diariamente em nossas cidades. Então, quero reforçar o apelo feito pelo governador do Estado de Roraima ao ministro Sérgio Moro, para prorrogação da presença da Força Nacional e da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária. Em janeiro de 2017, mais de 30 presos foram brutalmente assassinados em disputa entre facções criminosas. Sabe-se que três facções atuam dentro e fora do presídio, promovendo assaltos, roubos, assassinatos. O fato é que, depois que essas duas unidades de segurança passaram a atuar em Roraima, diminuíram as fugas, rebeliões e mortes no presídio”, salientou.


De acordo com o deputado Haroldo, a insegurança reforça ainda mais o sentimento de exclusão dos cidadãos roraimenses das políticas públicas do Estado. “O direito à saúde, à educação, à segurança e ao bem-estar deve ser assegurado a todos, sem distinção. Como se trata de um problema que ultrapassa a esfera de atuação estadual, esperamos que o poder público Federal assuma de fato o protagonismo no enfrentamento deste intenso fluxo migratório”, finalizou o parlamentar.


Ascom Dep. Haroldo Cathedral

Em 26.05. 2019

4 views0 comments

Comentarios


PSD_Logo_fundoBranco_06.jpg
bottom of page