top of page
Search
  • Writer's pictureKarinna Bevilaqua

Haroldo busca soluções junto ao MAPA para que Roraima volte a comercializar frutas

“Precisamos da implementação urgente de medidas que garantam uma maior segurança fitossanitária na região.” Haroldo Cathedral ( Foto: Noaldo/ MAPA)

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR) participou, nesta terça-feira (6), de uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, para cobrar ações emergenciais de combate e monitoramento da mosca da carambola no estado de Roraima. O parlamentar defendeu a suspensão dos efeitos da resolução Nº 6 de junho de 2019, que inviabiliza a setor da fruticultura regional.


Participaram da reunião o superintendente do Mapa em Roraima, Plácido Alves, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima, Sílvio de Carvalho.


Na oportunidade, Haroldo Cathedral falou sobre o impacto desta suspensão no setor produtivo de Roraima e solicitou a liberação de recursos para que o Estado tenha condições de se adequar às exigências previstas na Instrução Normativa n° 28 de 2017. “A falta de apoio do Ministério da Agricultura, neste combate à praga, atinge diretamente mais de 20 mil produtores em Roraima, que estão impedidos de exportar frutos hospedeiros, em virtude de barreiras fitossanitárias inativas. Esta medida representa um prejuízo de mais de mil toneladas apenas na produção de manga e laranja. Portanto, precisamos da implementação urgente de medidas que garantam uma maior segurança fitossanitária na região”, ressaltou o parlamentar.


O presidente da Federação da Agricultada e Pecuária de Roraima, Sílvio de Carvalho, teceu grandes elogios à iniciativa do deputado federal Haroldo Cathedral. “Estou muito feliz em ver o deputado Haroldo abraçando esta causa, que tanto ameaça os produtores de Roraima. O parlamentar se mostrou empenhado em encontrar soluções para a reabertura do trânsito vegetal em Roraima. Saímos da reunião bem animados e esperançosos com a sinalização positiva do secretário Marcos Montes”, afirmou o presidente.


O superintendente do MAPA, em Roraima, lembrou que atualmente seis municípios e parte de Boa Vista estão em quarentena por causa da mosca da carambola e que está encaminhando uma proposta construída em parceria com as entidades ligadas ao setor  produtivo para que o estado  se adeque  à norma em vigor.


O secretário-executivo do Ministério da Agricultura assegurou que vai atuar para restabelecer o repasse de recursos ao estado, além da adoção de medidas para garantam áreas livres de pragas no estado.


Haroldo Cathedral acrescentou ainda a necessidade de um olhar atento do MAPA para o fortalecimento e desenvolvimento do agronegócio roraimense.


Ascom De. Haroldo Cathdedral  

Em 06.08.2019

15 views0 comments

Comments


PSD_Logo_fundoBranco_06.jpg
bottom of page