top of page
Search
  • Writer's pictureKarinna Bevilaqua

Haroldo articula criação de grupo de trabalho com igrejas para interiorização dos venezuelanos

A proposta dos deputados Haroldo Cathedral, Silas Câmara e do empresário Carlos Wizard é criar uma frente evangélica para interiorização dos imigrantes.

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) voltou a se reunir com a ministra da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, para dar andamento ao plano de intensificação da interiorização dos venezuelanos com a participação de entidades da sociedade civil. O parlamentar propôs a criação de um grupo de trabalho, composta por empresários e entidades religiosas, que atue em conjunto com o Governo Federal.


A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) e contou com a participação do empresário Carlos Wizard Martins, fundador da rede de idiomas Wizard, que está desde agosto do ano passado em Roraima, atuando em ações de acolhimento a imigrantes venezuelanos. Estiveram presentes também o presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados, deputado Silas Câmara (PRB-AM) e o Secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Augusto de Queiroz do MMFDH.


Haroldo Cathedral ressaltou a dificuldade no enfrentamento da crise migratória no estado de Roraima e falou sobre a necessidade de incremento da estratégia de interiorização dos refugiados. “Queremos ampliar parcerias e o engajamento de vários segmentos da sociedade civil e de grupos religiosos em torno da intensificação deste processo. O número de imigrantes que já foram interiorizados significa um impacto inexpressivo perto da quantidade dos que entram diariamente no estado de Roraima, em busca de refúgio”, afirmou.


A proposta dos deputados Haroldo Cathedral, Silas Câmara e do empresário Carlos Wizard é criar uma frente evangélica para interiorização dos imigrantes. A intenção é construir um grande grupo de trabalho composto por entidades religiosas, lideranças empresariais, ministérios e órgãos do Governo federal para ampliar as ações realizadas na Operação Acolhida. Para Haroldo Cathedral é preciso compartilhar a responsabilidade com outros estados da federação e envolver a sociedade civil. “Estamos buscando alternativas para minimizar os impactos sociais em Roraima e também que garantam o acolhimento dessas pessoas em situação de miséria extrema”, salientou o deputado.


O Empresário Carlos Wizard apresentou os números dos imigrantes interiorizados e integrados, através de ações voluntárias de empresários e grupos religiosos. De acordo com o empresário, a ação resultou mais de três mil pessoas beneficiadas. Em pouco mais de um ano, a estratégia de interiorização do Governo Federal transferiu 4.564 pessoas de Roraima para 17 estados brasileiros.


Durante a reunião, a ministra Damares Alves garantiu que a sua pasta estará à frente desta ação conjunta e parabenizou a iniciativa dos parlamentares e do empresário Carlos Wizard. A ministra propôs a realização de uma audiência com a participação dos líderes evangélicos para apresentação dos planos de atuação.


Ascom Dep. Haroldo Cathedral

Em. 15.05.2019

1 view0 comments

تعليقات


PSD_Logo_fundoBranco_06.jpg
bottom of page