top of page
Search
  • Writer's pictureKarinna Bevilaqua

Articulação do deputado Haroldo garante retomada do plantio da Cana-de-Açúcar na região Norte

“A medida vai possibilitar o desenvolvimento sustentável de toda região, com a prospecção de novos investidores, o que significa mais emprego e renda para a nossa população.” Haroldo Cathedral (Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (6), foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a revogação do Decreto nº 6.961/2009, que restringia o plantio de cana de açúcar na Amazônia e no Pantanal. A medida contou com uma forte gestão empreendida do deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com o parlamentar, a decisão simplifica e desburocratiza o zoneamento de plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. O deputado Haroldo defende que esta decisão vem ao encontro de um pleito antigo do setor produtivo e vai gerar inúmeros benefícios para o desenvolvimento da região Norte, especialmente, ao estado de Roraima. “A revogação do Decreto assegura investimentos do setor sucroalcooleiro, com o restabelecimento do crédito para esta cultura, além de impulsionar o segmento de bioenergia e fomentar a produção regional de proteína vegetal”, afirmou.


Haroldo esclarece que não haverá nenhuma pressão as regiões de floresta, já que o país conta hoje com instrumentos regulatórios mais eficientes como o RenovaBio e o Código Florestal. “É importante ressaltar que o decreto apenas atualiza permissões, conforme as mudanças na legislação. No entanto, continuam restrições para áreas próximas de florestas e todos os empreendimentos deverão cumprir as exigências impostas pelo Código Florestal Brasileiro, que institui medidas protetivas mais condizentes com a realidade do país”, acrescentou o deputado.


Haroldo Cathedral afirma que esta conquista foi fruto de uma ação integrada entre o Governo do Estado, Federação da Agricultura de Roraima e a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) de Roraima. “Este trabalho iniciou através de um estudo realizado por técnicos da nossa Superintendência da Agricultura, que culminou com uma nota técnica enviada e acatada pelo MAPA e, posteriormente, aprovada também pelo Ministério da Economia. A medida vai possibilitar o desenvolvimento sustentável de toda a região, com a prospecção de novos investidores, o que significa mais emprego e renda para a nossa população.”


Ascom Dep Haroldo Cathedral

Em 07.11.2019

19 views0 comments

Comments


PSD_Logo_fundoBranco_06.jpg
bottom of page